sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Regras desde os primeiros meses. 1o- dormir

APÓS LER NÃO DEIXE DE REGISTRAR O SEU COMENTÁRIO!
Regras X Crianças: Regras desde os primeiros meses.
 1o passo- dormir


Temos 2 meninos, Breno de 6 anos e Bernardo de 4 anos e desde que eles chegaram da maternidade já dormiam no seu quarto, com a luz apagada, logo no primeiro dia, meu esposo se assutou um pouco: Mas vai apagar a luz? E eu respondi, claro ele estava no escuro na minha barriga, porque deixar a luz acesa? E dormir sozinho? O extinto de mãe é maravilhoso e um sussurro você acorda, não precisa se preocupar. O quarto do casal deve-se manter do casal.

Comecei a estabelecer regras desde cedo com os meninos uma delas foi com 6 meses, a hora de ir para a cama ás 8 da noite, nesta fase eles querem ficar até 10 ou 11 horas. Pois então comecei a colocá-lo as 8 todos os dias, no primeiro choramingou mas no terceiro dia já começou a sentir sono e dormir naquele horário estipulado; o mesmo fiz com o meu segundo filho, isto não quer dizer que dormiam a noite toda, eles acordavam para mamar ainda muitas vezes, mas pelo menos eles já tinham o horário que eu teria certeza que já estariam dormindo como anjinhos e eu aproveitar o tempo para ler, assistir um pouco de TV e outros.
Nunca concordei com esta hisstoria de fazer a criança dormir só quando o pai chega, pois passou o dia todo sem vê-lo, criança tem seu horário e temos que respeitar isto, se quiser um momento com o filho acordem todos cedo para aproveitar o café da manhã em família e falar sobre o dia anterior, se não puder então tire o atraso no fim de semana; tem outros que ainda dizem que são os filhos que dormem tarde e nada podem fazer contra isto, os filhos não ditam regras quem dita são os pais.
Tem pais que querem que os meninos dormem mais cedo mas não tranquilizam o ambiente para isto, é lógico que se há agitação na casa, conversas ou televisão ligada, quem irá querer dormir?
Li em muitos livros que existe qualidade de sono as 8 Pm, principalmente pelo fato de que a assimilação de tudo que aprendemos durante o dia se dá principalmente neste horário com mais eficácia.
No livro Sob pressão tem-se como nota: " A privação do sono pode tolher o crescimento físico, assim como prejudicar a concentração e a memória. Estudos mostram que as crianças estão dormindo até duas horas menos por noite do que na geração anterior. Uma boa razão para isso é que muitos quartos de crianças hoje, se parecem com painel de controle, cheios de barulhentas televisões, estando cobertas de jogos, telefones e computadores. muitos outros estudos vinculam a mídia eletrônica no quarto a notas más na escola."

Os meninos ficarão com este horário das 8 até os 4 anos depois disso tirei o soneca da tarde e passei o horário para as 7 horas, todos ficam horrorizados achando que é muito cedo , mas eles dormem tranquilo e 7 e meia já estão no sono profundo. Não há reclamações ainda, Breno 6 anos e Bernardo 4 anos, as regras são claras, e como foram impostas desde cedo, são acolhidas de forma natural e sem problemas.
Nas férias até deixamos o horário passar um pouco ,mas eles sabem o motivo e quando as aulas começam tudo volta ao normal.
No início do ano de 2010 fizemos uma reforma e tivemos que ir para a casa do meu irmão onde as regras são diferentes e eles dormem mais tarde, consegui manter as minhas regras com os meninos sem nenhum problema , pois eles já compreendem que cada casa lida de um jeito com os horários, foram 3 meses fora e deu todo certo.




Solucionado o problema para dormir, com 8 meses comecei a tentar tirar o mama da noite, o primeiro filho foi tranquilo com 1 semana ele já estava adaptado, a semana parecia uma eternidade para acabar, temos que ter força de vontade e um parceiro bem compreensivo ao lado, porque o choro dói muito e muitas vezes alguém quer ceder, ou o pai ou a mãe, e se um apoiar ao outro ,a paz reinará e a noite não será mais interrompida, ou seja , qualidade de vida para todos!!!! VALERÁ A PENA!!!!
Como nem tudo são rosas o segundo filho foi bem mais difícil tirar a mamada, para não acordar o outro, colocamos o nosso pimpolho no nosso quarto que era o mais isolado e o barulho seria menor e fomos dormir na sala de TV, tivemos que ter muita paciência pois ele chorava a noite toda, cansava, dormia e acordava em prantos, até dava para escutar a chupada de mão que ele dava para se acalmar, eu e meu esposo segurávamos um na mão do outro para não nos fragilizarmos. Com 1 mês dormindo na sala de TV desistimos porque iriámos viajar no carnaval e não seria no hotel que iríamos faze-lo chorar, quando retornamos de viagem voltamos as técnicas e ele logo se adaptou. UFA, novamente noites sem interrupções.

Utilizei a técnica do livro Nana Nenem, de por a criança para adormecer sozinha. A técnica sugere:ambiente tranquilo,hora da leitura, oração, então apagar a luz e ficar ao lado da porta esperando ele dormir. Falando assim é simples, mas é outro sufoco que enfrentamos. Decidi por esta técnica porque logo estaria com outro nenem no colo e isto facilitaria a minha vida. A leitura do livro é ótima porque ele te dá os motivos positivos e força para realizar o que pretende com justificativas convincentes. Porém, é um sofrimento até a efetivação, procuramos seguir a rotina diária minunciosa até no fim de semana para que desse certo e deu.
      Eu o fazia dormir a semana inteira e o Marcelo no fim de semana assumia.Um dia me deparei com a demora dele e perguntei... Porque o Breno demorou tanto para dormir?... E ele me respondeu: porque estava curtindo ele dormir no meu colo. Foi um choque para mim, morri de chorar pois tinha me esforçado muito para conseguir que ele dormisse sozinho e então Marcelo estava estragando tudo, porém foi um motivo para repensar e mudar de idéia também, afinal eles não serão pequenos para sempre e temos que curti-los ao máximo. Então a hora de dormir é através da leitura, oração, e fico ao lado deles  na cama,até que adormecem. Não tenho dificuldades quando eles dormem fora, ficam sem problema longe dos pais. Tem horas que temos que ver o que realmente vale a pena por mais que tenha interferências das opiniões dos outros somos nós quem decidimos o que é melhor para toda a família.

PS: Só para registrar, este era o banho de ó furo, atualmente é o primeiro banho da maternidade, o balde da plasútil é bem barato e faz a imitação dos produtos mais caros. É um tranquilizante para eles; muitas vezes quando estavam com cólica, de madrugada dávamos o banho de O FURO e o relaxamento era imediato.

2 comentários:

  1. Estou gostando do blog... Eu tbm apliquei o nana nenê e AMEI! Li o livro ainda grávida. Isso facilitou mto para não fazer coisas que poderia atrapalhar a hora do sono da minha filha (e o meu e do pai dela tbm! rsrsrs). A Bella tbm dormiu no quarto dela e no escuro desde o primeiro dia em casa. Inicia o sono sozinha, sem problemas! Até hoje (ela está com 1 ano e 8 meses) eu a levo para o quarto, cantamos uma música juntas, fazemos a oração, ela pede a bênção e coloco no berço. Quando está brincando de algo muito agitado e chega a hora de dormir, conto uma historinha antes de colocar no berço. É tiro e queda. Dorme a noite toda numa boa.
    Priscila Gianini

    ResponderExcluir
  2. O sono deles a noite inteira faz bem para todos da família!

    ResponderExcluir

Muitos estão tendo dificuldades de publicar os comentários. Para facilitar na hora que pedir o perfil do usuário, colocar ANÔNIMO!