quarta-feira, 23 de março de 2011

Notas do livro ,Sob pressão, de Carl Honoré

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     Adorei ter lido este livro, principalmente nos primeiros capítulos. Tratar-se da cultura americana quanto a pressão que se coloca nos filhos para que sejam sempre o primeiro, mesmo sendo tão diferente da educação aqui no Brasil ,vale a pena ler para repensarmos muito sobre a forma que agimos com nossos filhos.

Notas que achei interessante do livro:

" o filho tem necessidade não somente da ativa afeição do seu pai e de sua mãe, mas também, e talvez mais ainda, do amor de seu pai e de sua mãe um pelo outro."


" As crianças se desenvolvem quando tem o tempo e o espaço para respirar, para ficar à toa e para se aborrecer algumas vezes, para relaxar, assumir riscos e cometer erros, sonhar e ter prazer com suas próprias coisas, e até mesmo para fracassar. Se quisermos restaurar a alegria não só da infância, mas também dos pais, chegou a hora de os adultos se retirarem um pouco e permitirem que as crianças sejam elas mesmas. " livro:
Sob pressão, Carl Honoré


" o que mas quero é que meus filhos recordem de sua infância com alegria, que se lembrem de ter visto o mundo em um grão de areia. quero que tenham uma infância digna do nome."

Quanto a preocupação dos pais para colocarem o quanto antes as crianças em aulas de inglês:

" As pesquisas mostram que, para se tornarem-se bilíngues, as crianças precisam ser expostas a uma lingua estrangeira pelo menos 30% das horas que passam acordadas. Isso significa ter aulas de imersão apropriadas ou gastar uma grande parte do dia falando outra lingua com os pais, babá ou com  outras crianças. Ou, seja não basta forçar uma aula de chinês entre a ginástica e a ida às compras de sábado pela manhã. " A verdade é que não existe uma forma fácil de aprender uma língua- é preciso vivê-la, estudá-la, lê-la, comê-la e respirá-la",  O fato de não se aprender uma segunda língua nos primeiros anos  não significa uma vida inteira de monolinguismo. As pessoas podem aprender idiomas durante toda a sua vida. COMO SE APRENDE É MAIS IMPORTANTE DE QUANDO!!!!"



" Quando a questão é o que as crianças devem fazer nos primeiros anos, brincar é mais importante do que seguir metas de desenvolvimento. Brincadeira é uma palavra carregada nos dias de hoje. Em uma cultura viciada em trabalho, ela soa quase herética- um prazer culpado, uma desculpa para a indolência, uma perda de tempo,. No entanto, brincar é muito mais do que o que acontece quando paramos de trabalhar. Em sua forma mais pura, é uma maneira profunda de engajar-se com o mundo e conosco mesmo. A brincadeira verdadeira é espontânea, incerta- você nunca sabe aonde ela vai levar. não se trata de ganhar ou perder, alcançar um objetivo ou um marco de desenvolvimento. A brincadeira desafia todas as ferramentas da nossa cultura de altas realizações; alvos, horários e resultados mensuráveis."


" Na brincadeira livre, as crianças também começam a descobrir seus próprios interesses, paixões, forças e fraquezas."


" muitas horas diante da tela podem privar as crianças pequenas de interação com o mundo real, do contato com pessoas e objetos, que e essencial para o desenvolvimento delas. Também lhes tiram o tempo para reflexão e descanso. A privação do sono pode tolher o crescimento físico, assim como prejudicar a concentração e a memória. Estudos mostram que as crianças estão dormindo até duas horas menos por noite do que na geração anterior. Uma boa razão para isso é que muitos quartos de crianças hoje, se parecem com painel de controle, cheios de barulhentas televisões, estando cobertas de jogos, telefones e computadores. muitos outros estudos vinculam a mídia eletrônica no quarto a notas más na escola."



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